September 26, 2011

Restaurantes Mineiros Aderem ao Movimento em Favor do Bem-Estar Animal

SÃO PAULO, Brasil — A Humane Society International parabeniza os restaurantes Nascente, Um Gosto de Sol e Restaurante Formoso por suspenderem o uso de ovos oriundos de galinhas confinadas nas cruéis gaiolas em bateria, utilizando, em seu lugar, ovos produzidos no sistema caipira.

As questões que envolvem o bem-estar animal foram as razões principais para que o restaurante Nascente, Um Gosto de Sol adotasse uma política “livre de gaiolas”, segundo a gerente Leilani Magalhães: “O bem-estar animal foi a motivação principal. Há muito tempo eu trabalho com qualidade na alimentação, preservação do meio ambiente, não-exploração. Já faz mais de vinte anos que a gente trabalha com orgânicos.”

Nascente, Um Gosto de Sol e Restaurante Formoso se unem a outros estabelecimentos socialmente responsáveis no Brasil — Apfel, Banana Verde e Cheiro Verde — que também adotaram uma postura contra o cruel confinamento de galinhas ao adotar uma política “livre de gaiolas”. “Fazendo a mudança para estes ovos, os restaurantes mineiros adquirem uma importante postura de oposição às gaiolas em bateria — uma das práticas mais cruéis de todo o agronegócio”, afirma Guilherme Carvalho, Gerente de Campanhas da HSI no Brasil. “Nós esperamos trabalhar com outros estabelecimentos para que adotem a mesma política”.

Em 2012 toda a União Européia terá banido as gaiolas em bateria convencionais de seu território. Importantes multinacionais desde Burger King até as redes de supermercados Walmart também estão usando ovos “livres de gaiolas” nos Estados Unidos.

Fatos

• Mais de 90% dos ovos no Brasil são produzidos por aves que passam quase toda a vida confinadas em pequenas gaiolas em bateria. Mais de 70 milhões de galinhas vivem nestas condições no Brasil.

• Cada galinha vive dentro de um espaço menor do que uma folha de papel ofício, por mais de um ano, antes de ser abatida. Essas aves são incapazes de realizar vários dos seus comportamentos naturais mais importantes, como caminhar, empoleirar, tomar banho de areia e pôr seus ovos em um ninho.

• Embora "produção sem gaiolas" não seja obrigatoriamente sinônimo de "produção sem crueldade", as aves criadas fora de gaiolas têm mais espaço para se mover e realizar comportamentos naturais do que galinhas presas. Seja no sistema caipira, orgânico ou em sistemas menos abertos, as aves criadas sem gaiolas podem andar, esticar suas asas e botar seus ovos em um ninho — comportamentos negados às galinhas confinadas em gaiolas em bateria.

Siga a HSI no Twitter.

A Humane Society International (HSI) e suas parceiras formam, juntas, uma das maiores organizações de proteção animal do mundo—apoiada por 11,5 milhões de pessoas. A HSI luta pela proteção de todos os animais através de orientação de políticas, educação e programas de assistência. HSI—proteção e respeito a todos os animais. Na Web: hsi.org/brasil

• Sign Up

Coloque aqui seu nome e e-mail e fique por dentro das notícias!

• Ajude as galinhas dizendo NÃO às gaiolas em bateria Assinar o Compromisso