March 21, 2012

HSI e parceiros entregam petição pedindo legislação de bem-estar animal

Mais de 5.000 assinaturas foram entregues ao vereador Roberto Tripoli reivindicando melhores condições para os animais criados para consumo

• HSI e parceiros entregam petição. Wilson Grassi

• Representantes da HSI conversam com o vereador. Wilson Grassi

• Vereador, atento, recebe comitiva. Wilson Grassi

A Humane Society International (HSI) e organizações parceiras apresentaram ao vereador de São Paulo Roberto Tripoli uma petição que pede medidas legislativas que protejam o bem-estar dos animais criados para consumo no município. Mais de cinco mil pessoas assinaram a petição, que também recebeu o apoio de organizações de peso como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Repórter Brasil.

O vereador foi receptivo à proposta e concordou em aprofundar o debate sobre o bem-estar de animais criados para consumo dentro do governo. "O objetivo é criar um ambiente mais propício ao debate acerca deste importante assunto e assim identificar o melhor caminho para a ação", explicou Tripoli.

“Em todo o mundo, estão ocorrendo importantes avanços para reduzir o sofrimento dos animais de produção”, afirma Guilherme Carvalho, gerente de campanhas da HSI no Brasil. “A compaixão é um valor universal e todos os animais merecem um tratamento mais digno, inclusive os animais criados para consumo no país”.

No Brasil, aproximadamente seis bilhões de animais são criados para produzir carnes, ovos e laticínios todos os anos. Grande parte é mantida em granjas industriais de confinamento intensivo, onde os animais geralmente são impedidos de esticar completamente seus membros, andar ou expressar a maioria dos seus comportamentos naturais.

Fatos:

• Mais de 90% dos ovos no Brasil são produzidos por aves que passam praticamente suas vidas inteiras confinadas nas pequenas "gaiolas em bateria", em que cada galinha tem um espaço menor do que uma folha de papel ofício para viver.
  • A maioria das porcas reprodutoras também passam praticamente suas vidas inteiras confinadas nas chamadas "celas de gestação", baias metálicas individuais que impedem as porcas até mesmo de se virar.

A Humane Society International (HSI) e suas parceiras juntas formam uma das maiores organizações de proteção animal do mundo, sendo apoiada por 11,5 milhões de pessoas. A HSI luta pela proteção de todos os animais por meio de orientação de políticas, educação e programas de assistência. HSI — proteção e respeito a todos os animais. Na Web: hsi.org/brasil.

• Sign Up

Coloque aqui seu nome e e-mail e fique por dentro das notícias!