August 1, 2013

A artista Waleska Nomura promove conscientização sobre testes em animais para cosméticos

Trabalho artístico ajuda a Campanha Liberte-se da Crueldade a acabar com a crueldade na produção de cosméticos no Brasil

• Pintura mural da artista Waleska Nomura em apoio à campanha Liberte-se da Crueldade. Helder Constantino/HSI

SÃO PAULO—O mais recente trabalho da pintora e artista de rua Waleska Nomura traz cor e compaixão para as ruas de São Paulo com uma pintura mural que lamenta o sofrimento dos animais em testes de cosméticos. A obra foi pintada em apoio a Campanha Liberte-se da Crueldade Brasil, organizada pela organização Humane Society International, que tem como objetivo proibir testes em animais para cosméticos no Brasil.

A pintura exclusiva da artista apresenta uma menina abraçando um coelho—um dos animais mais utilizados em testes de cosméticos—cercado por um coração gigante. A imagem transmite a mensagem de que todos nós devemos mostrar mais compaixão e consideração com os animais que sofrem na indústria da beleza. A pintura foi feita na Rua Augusta 517, uma das ruas mais movimentadas do centro de São Paulo e a um passo da Avenida Paulista, a avenida mais movimentada e famosa da cidade e será vista por milhares de pessoas diariamente.

Nomura disse: "Eu quis ajudar a Campanha Liberte-se da Crueldade porque é uma causa muito importante. A Natureza desempenha uma grande influência no meu trabalho como artista. Temos o privilégio de poder estar neste planeta com diferentes e belas espécies de animais e devemos tratá-los com o respeito que merecem. Não há nada mais bonito do que a própria natureza. Espero que a minha pintura de certa forma seja como um lembrete para que as pessoas pensem sobre ter uma relação positiva com a natureza”.

Helder Constantino, Gerente da Campanha Liberte-se da Crueldade no Brasil completou: “Diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras, então a pintura comovente de Waleska Nomura defende os animais em laboratórios que não podem se defender. A organização Humane Society International é extremamente grata por ela ter trazido sua paixão e criatividade únicas para uma questão tão importante. Esperamos que todo aquele que ver a pintura, seja tocado e incentivado a apoiar nossa Campanha Liberte-se da Crueldade e também a assinar nossa petição para que o Brasil não tenha mais testes em animais para cosméticos. A campanha conta com o apoio da ProAnima e da ARCA Brasil, organizações que somam forças para que o país possa banir os cruéis testes em animais para a fabricação de cosméticos”.

Testes de cosméticos em animais e a venda de cosméticos récem-testados em animais são proibidos na Europa e Israel e recentemente a Índia proibiu testes em animais para cosméticos. Empresas livres de crueldade usam ingredientes que têm uma longa história de uso, combinados com testes modernos sem animais já disponíveis, para produzir cosméticos seguros, inovadores e sem sofrimento aos animais. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ainda autoriza um grande número de testes invasivos em animais tanto para produtos acabados quanto para ingredientes. Os animais muitas vezes têm produtos químicos pingados em seus olhos ou são alimentados à força em grandes quantidades.

HSI agradece a Rede Park por gentilmente ter autorizado este trabalho artístico em sua propriedade.

FIM

Contato:

Helder Constantino, +55 (21) 8342 4163, hconstantino@hsi.org

Notas:

A expressão "cosméticos livres de crueldade" se refere a produtos cosméticos, formulações e ingredientes que não foram testados em animais depois de uma certa data porque já eram considerados seguros para uso para fins cosméticos nessa data. Isso não significa que os ingredientes, formulações ou produtos não foram testados em animais no passado.

A Humane Society International (HSI) e suas organizações parceiras constituem juntas uma das maiores e mais importantes organizações de proteção animal do mundo. Por mais de 20 anos, a HSI vem lutando para a proteção de todos os animais por meio de trabalhos de conscientização, educação e programas práticos. HSI: Celebrando todos os animais e confrontando a crueldade em todo o mundo: hsi.org/libertesedacrueldade.

• Sign Up

Assine a declaração Liberte-se da Crueldade