March 10, 2014

Fernanda Tavares, Giselle Itié e Fiorella Mattheis lançam um vídeo pedindo o fim dos testes em animais para cosméticos

Estrelas apoiam a campanha Liberte-se da Crueldade

SÃO PAULO—As modelos e atrizes Fernanda Tavares, Fiorella Matthéis e Giselle Itié lançaram um vídeo pedindo a proibição dos testes em animais para cosméticos, como xampu e batom, no Brasil.

As celebridades amigas dos animais uniram-se em apoio à campanha Liberte-se da Crueldade da Humane Society International para pedir ao governo que siga os mesmos passos da Europa, Israel, Índia e o estado de São Paulo e implemente uma proibição nacional. Espera-se que o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do governo vote a proposta da HSI, que reivindica a proibição dos testes em animais para cosméticos, na próxima reunião marcada para os dias 19 e 20 de Março de 2014.

O vídeo, filmado em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi lançado pessoalmente pela Fernanda Tavares em uma conferência de imprensa no Hotel Marriott em Copacabana, para comemorar a semana mundial da Liberte-se da Crueldade, projeto que fascinou as três modelos.

Fernanda Tavares ficou encantada com a campanha da HSI e disse : “Parte o meu coração saber que aqui no Brasil animais indefesos são condenados a uma vida de dor e sofrimento, apenas para testar cosméticos. Estou orgulhosa de fazer parte da campanha Liberte-se da Crueldade. Vamos dizer aos nossos políticos que não queremos mais que coelhos e outros animais sejam usados para esse tipo de teste. Temos o poder de parar isso! Chegou a hora de o Brasil proibir a crueldade nos cosméticos para sempre”.

Giselle Itié, cuja cadelinha Frida se juntou ao set para a filmagem do vídeo, disse: "Eu amo muito a Frida, eu sei quando ela sente medo ou dor, e sempre a protejo. Os coelhos e roedores usados ​​para testar cosméticos sentem dor e medo da mesma forma, mas quem irá protegê-los? Estes animais precisam ser defendidos e nossos políticos precisam agir nessa direção."

Fiorella Mattheis espera que muitas pessoas compartilhem o vídeo e se sensibilizem com a causa. Ela disse: "Se nós pudéssemos ver o sofrimento cada vez que compramos um produto cosmético testado em animal, acho que todos iriam devolver o produto à prateleira. Por favor, assistam ao vídeo, compartilhem com todos os seus amigos e assinem a declaração Liberte-se da Crueldade Brasil comprometendo-se a juntar a sua voz a nosso pedido por cosméticos com compaixão. Os animais não precisam morrer pela indústria de beleza do Brasil e, juntos, nós podemos parar isto."

Assista ao vídeo aqui e escreva para pedir ao ministro da Ciência Tecnologia e Inovação para acabar com testes em animais para cosméticos.

FATOS:

• Coelhos e roedores são os animais mais usados ​​pela indústria de beleza para testes de toxicidade oral, cutânea e ocular. Os animais não recebem nenhum alívio da dor e são sacrificados ao final do ensaio por quebra do pescoço ou asfixia.

• Testar cosméticos em animais é proibido em toda a União Europeia, em Israel e na Índia. Em janeiro, o estado de São Paulo proibiu totalmente esses testes, a primeira proibição no Brasil.

• Centenas de empresas livres de crueldade produzem cosméticos sem novos testes em animais. Elas utilizam ingredientes com histórico de segurança já comprovados, combinados com testes sem animais, o que fornece resultados mais rápidos, mais baratos e mais relevantes para humanos.

• Em setembro de 2013, a HSI apresentou uma proposta para a proibição de testes em animais para cosméticos ao CONCEA, orgão federal vinculado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação.

• Liberte-se da Crueldade faz parte da maior campanha global para acabar com os testes em animais para cosméticos, apoiada pela ARCA Brasil, ProAnima e pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa dos Animais. A campanha Liberte-se da Crueldade está presente na Austrália, Canadá, China, Índia, Japão, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Rússia e Taiwan, e é liderada pela HSUS nos Estados Unidos.

Contato:

Helder Constantino, +55 (21) 8342 4163, hconstantino@hsi.org

Notas:

Escreva para hconstantino@hsi.org para fotos de alta qualidade.

• Sign Up
  • Acabe com os testes em animais para cosméticos no Brasil agora! Submit